11 de set. de 2010

o que é filosofar. (5)

A filosofia tem um sentido muito amplo, por isso existe essa sessão.

Filosofar é ter a mente aberta para mudar de opinião ou de conceito. Mas antes disso, um conceito que vem junto com "filosofar" e "opinião", antes de me adiantar, é de que a conversa alimenta novas ideias e nossos pensamentos mudam, mas não necessariamente de forma negativa e desastradora.

O tempo passa e nós envelhecemos junto com as outras pessoas. Há uma parcela que se preocupa com a idade, a outra em que não se preocupa, e ainda há uma terceira parcela que mente a idade para não se preocupar, porque no fundo se preocupa. Precisamos ter sempre um ídolo filosófico para nos basearmos antes de pensar em filosofar qualquer coisa. O mundo já existia antes da gente nascer e antes do seu mestre (professor).

O mais difícil é entendermos que somos ignorantes e aceitar nossas fraquezas. Não se trata de humildade - não neste caso -, mas sim de compreendermos que não sabemos de nada, e que não importa quantos livros você já leu e nem se você passa a mão embaixo do queixo enquanto está conversando.

Nos concentramos então nas coisas como elas são, e não como elas estão. Quando você coloca um ovo perto de uma galinha, você a incentiva a botar ovos ali. O ócio (e não confunda com preguiça) faz parte da natureza do homem, que não depende da sua classe e nem do jeito.

Vamos com calma, pois o mundo ainda gira. E a Terra demora 24 horas para girar em torno de si mesma.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Sinta-se a vontade.

Comentários paralelos, como "discussões", assuntos que não têm a ver com o blog, serão excluídos.

Comentários engraçados também são bem vindo! =)